segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ensino religioso

Quando a gente tem filhos a gente transmite coisas para eles. Assim, meu beija flor costuma identificar imagens de deuses, e tem alguns favoritos. Ele tem suas vivências espirituais, que muitas vezes me surpreendem.

Mas forma geral, não é algo que eu tenha feito de maneira mais organizada. Como ele já está com cinco anos, comecei a pensar algumas coisas um pouco mais estruturadas para lidar com o assunto,até como uma forma de rebater as influências externas.

Hoje começamos fazendo um livrinho juntos. Usei o material do site SmartKids e comecei pelos... 4 elementos.

Se estivesse fazendo um plano de curso no estilo "catecismo" para crianças mais velhas, eu teria uma outra proposta Mas como ele ainda é novinho, está aprendendo a ler agora, acho que vale a pena investir nos conceitos mais simples e fundamentais. Acho que o que nos faz membros de uma religião é não só cultuarmos aqueles deuses, mas abraçarmos a visão de mundo, a ética e as posturas.

O que nesse caso significa falar dos pré-socráticos com uma criança de 5 anos. =)

Nós lemos juntos, e conversamos sobre cada elemento enquanto ele pintava as imagens. Depois, eu montei o livrinho e ele ficou todo orgulhoso da sua obra.

Quero ver se depois faço um outro mais bacana, dessa vez com texto e imagens meus, assim posso compartilhar com outros pais pagãos.

Ah sim. A capa foi feita usando uma xilogravura dos quatro elementos. Originalmente a xilogravura incluia um Jeová entre os quatro elementos. Nada que um paint e um pouco de trabalho não resolvessem.

Fiz o título em letras balão, para ele pintar dentro, mas ele estava em um momento muito ortodoxo e decidiu que letras de título de livro tem que ser pretas.

Dá para ver quando ele estava mais concentrado e quando se distraia, rs. Afinal,ele pintou tudo sem minha ajuda,tanto as coisas totalmente dentro das linhas quanto as coisas que estão pintadas por todos os lados.


O texto do livrinho (retirado do site SmartKids e colocado em caixa alta para facilitar a leitura dos pequenos):


Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar.
Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas.
O grande Tales de Mileto acreditava que a origem estava na água,
já Anaxímenes acreditava no Ar
e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador.
Mas foi Empedócles de Agrinito que adicionou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.
Os filósofos pré-socráticos identificaram esses quatro elementos primordiais, que eram opostos dois a dois:

água (fria e úmida) x fogo (quente e seco)
ar (quente e úmido) x terra (fria e seca)



Gerou momentos ótimos juntos e ótimos diálogos sobre os elementos e os filósofos pré-socráticos.


Depois que eu refizer o dos elementos, estou pensando em fazer um sobre virtudes, um sobre heróis e um sobre deuses olímpicos. Depois vamos ver o que rola. 


(e como as pessoas perguntam- não, não vou pirar se ele decidir quando tiver idade por outra religião. direito dele. Mas também é direito meu cria-lo dentro da minha religiosidade enquanto ele não decidir seu caminho.)

1 comentários:

Jota Olliveira disse...

Adorei! Quero fazer também =D
Era tão gostoso fazer essas coisas quando criança.

#Invejinha rss

 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).