terça-feira, 16 de março de 2010

Libação de Março de 2010 - Hefesto

1. Altar no início da libação, 2. um visitante inesperado..., 3. Fogo para Hefesto, 4. close do altar, 5. libando azeite, 6. libando azeite, 7. libando vinho, 8. o bagunceiro preferido, 9. no final, 10. luz do fogo de Héstia, 11. brasas no final



________________

Conseguir seguir o calendário sem me atrapalhar ainda é um desafio. Para a libação de Afrodite, não consegui fazer as coisas do modo apropriado, e acabei só saindo e comprando um monte de mini rosas que agora estão dando flor sem parar desde aquela semana. A libação de Hefesto saiu minimamente como deveria - mas com um dia de atraso.

Como a churrasqueira estava dando sopa por aqui e eu não resisto a acender as brasas, decidi acender fogo em honra a Hefesto. Foi legal. Ao lado do altar, dentro da cuba de ferro fundido cujo fundo está coberto de cinzas fofas, aninhei os carvões com ervas aromáticas e incenso. No altar, objetos qu achei terem "um dedo de Hefesto", por sua beleza ou utilidade, por serem de metal, em alguns casos, feito a mão.

Resolvi usar uma chama diferente para Héstia. Mantendo o ar de "bancada de trabalho" coloquei meu lampião de óleo para que o fogo de Héstia estivesse representado.

Foi pouco antes de acender o lampião e começar a tocar "calling of the twelve gods" do Daemonia Nymphe, que é minha música padrão de início de ritual, que o Beija Flor veio perguntar o que eu estava fazendo. Expliquei que ia rezar, que a honrar o deus Hefesto com uma libação, que Hefesto é o deus da forja, dos metais. Mostrei a imagem do deus. Perguntei: "Quer participar?" e ele ficou todo animado.

Era engraçado porque ele estava super excitado, e embora ficasse quietinho e concentrado durante as orações, as partes faladas do rito, ele ficava literalmente pulando sem parar todo o resto do tempo. Quando fui fazer as libações propriamente ditas (libei azeite e vinho no fogo), ele fez questão de pegar na minha mão para participar também, concentrado e sorridente.

Quando terminamos, ele fez questão de me dizer que "estou muito feliz, mamãe" e que estava feliz em ter participado, e repetiu isso uma dezena de vezes, hahahahahaha.

Foi um rito feliz. Simples, mas que me fez bem.

Comentários aleatórios- fazer um rito onde o fogo é parte integrante da festa é muito legal, mas você vai levar mais tempo preparando as coisas do que fazendo o rito per se. Então, se não quer começar duas horas depois do planejado, arrume com antecedência tudo que vai ser preciso para o fogo, já deixe as oferendas no jeito, ou misturadas ao carvão/madeira , e tenha paciência com a fumaça, porque afinal, você quer fumaça, para que ela suba até os deuses.

Hefesto é um deus que merece ser mais lembrado. Não vejo a hora de conseguir fazer um espaço decente para Ele poder estar fixo no meu altar...

1 comentários:

Jota Olliveira disse...

Lindo babe...
Adorei muito!
Logo mais começarei os meus =D.
Bjos

 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).