domingo, 31 de julho de 2011

Sugestão de leitura infantil

Por influência do companheiro que tem sido muito gentil em aceitar minhas incursões religiosas com nosso filho, uma delas vou mostrar a corujisse ainda essa semana, comprei (mais) um livro de mitologia para o meu pequeno.

O nascimento de Zeus e outros mitos gregos se foca não nas aventuras famosas dos deuses e heróis, mas nos episódios das suas infâncias. Um livro para mostrar para as crianças a infância nos mitos e através disso, na própria cultura da antiga Hélade.

A postura de existe/não existe é menos agressiva do que em outros livros. Embora usem o termo imaginação para se referir aos mitos uma vez, o tempo todo existe um respeito pela cultura do outro, no caso,os antigos helenos, e na introdução a autora diz que por que os homens deixaram de ser valorosos e as pessoas só acreditam no que vêem nos jornais, a maioria dos deuses prefere ficar longe dos assuntos humanos e ficar em paz e sossego, aproveitando as praias e montanhas da Grécia. Achei um jeito interessante de colocar, já que o ideal mesmo, só o que a gente mesmo preparar de material de ensino para os nossos filhos.

No final do livro, depois dos dez capítulos de mitos, tem uma genealogia dos deuses e heróis citados, bem simplificada, um texto falando sobre como era a infância entre os gregos, as conexões entre mito e cotidiano antigo, e uma lista de sugestão de leituras e bibliografia, que inclui desde algumas coisas que eu não recomendo (como os livros do Lobato sobre mitologia e o Graves), até o próprio Homero (que a autora recomenda que mais tarde as crianças leiam já no texto dos mitos e que nas sugestões de leitura ela cita as adaptações da Ruth Rocha) e Grimal e Vernant.

Mais um ponto positivo é que ela explica que a cultura grega era oral e que é normal que as versões não sejam todas iguais e que variavam de quem estava contando, por isso não se deve estranhar se em outros lugares contarem as histórias diferente do que no livro.

As ilustrações tem um visual baseado nas cerâmicas gregas e mostram objetos cotidianos da época.

Forma geral, tem meu carimbinho de "gostei". Vamos ver o que o André vai achar.


O nascimento de Zeus e outros mitos gregos
texto de Adriene Duarte
ilustrações de Felipe Cohen
Coleção Mitos do Mundo
Editora Cosac Naify
 2007

3 comentários:

JOTA OLLIVEIRA disse...

Cara,
Que demais, nunca pensei que esse livro fosse tudo isso. A autora é professora da USP e orientadora de doutorado de uma das minhas professoras da faculdade. Fiquei bem interessado agora... apesar das referencias bibliográficas não mt históricas, acho que vale como material para base para recriação num processo de contação de histórias que parece ser o que ela faz. =D

Filhote de Lua disse...

É um livro infantil bem gostoso, quando vc aparecer por aqui te mostro.

PriGaia disse...

Adorei a Dica, vou procurar!!!

 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).