quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Marcas

O plano surgiu faz tempo. Maturou, se ajustou. Foi se aconchegando na mente. Então, o presente que ganhei do meu querido Coiote. E lá estava eu, sentada na maca do estúdio de tatuagem.

É como tornar visível um compromisso que eu assumi faz tempo. É colocar uma devoção em nível físico. Tornar indelével. Não é algo de um verão, não é um momento. É o compromisso maior que tenho, para a vida inteira. É uma declaração de amor, também. Acho que é uma declaração de amor, mais do que tudo.

Agora, ela já é parte de mim, e eu quase consigo não ficar olhando a marca sobre a pele feito besta. É como se eu tivesse nascido assim. Minhas tatuagens me são tão naturais que me parecem orgânicas.

Eu escrevi um dia desses que queria uma vida feita de hera e rosas. E é assim que marquei minha pele. A rosa, que fiz como compromisso eterno com a arte e a beleza, e que com a passagem dos anos passei a ver como uma marca devocional para Afrodite.  E agora, a hera. Um amor que não sei colocar em palavras, porque é arreton.A presença de Dionísio e tudo que ele significa.

Essa foi a primeira foto que tirei quando a cicatrização já estava quase ok. No dia 25 de agosto, no jardim da Casa das Rosas, para mim, sempre e sempre o lugar onde Dionísio e Apolo tomam chá e dividem um cigarro.



Agora, meu corpo tem uma "god mark". Eu carrego na pele a hera e a rosa.




(e o plano prossegue: quando eu me sentir pronta, no pé esquerdo vai o louro e o nome de Apolo. Mas não tenho pressa. Como eu disse, é para ser orgânico. como o crescimento das plantas)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Contar histórias, aprender histórias

As vezes, me vejo contando um mito para alguém. Hoje isso aconteceu duas vezes. Curiosamente, os dois mitos, de Psiquê e Eros, e de Pandora, carregam um elemento em comum: a confiança. Hoje falei de confiança, de sofrimento, e de esperança. E foi interessante perceber como os mitos nos ensinam, quando falam conosco usando uma linguagem tão natural como a do sonho. Falam verdades múltiplas, algumas literais, algumas simbólicas. Algumas vezes, um simbolismo que nos toca de modo pessoal.

E estava relendo umas passagens do Nonnus de Panópolis, um autor que escreveu sobre Dionísio. E a passagem da morte de Ampelos é de uma beleza ímpar. E cada vez que leio, encontro um detalhe novo.

De certo modo, também é um mito que fala de amor, de "tentação", sofrimento e superação.

Contar histórias, aprender histórias, relembrar histórias. E eu fico feliz de poder ouvir e falar disso.

Aprendizado é um tipo de teia. E a cada vez encontramos exatamente os mestres que precisávamos para nos mostrar o caminho.

Eros e Psiquê, Anthony Van Dyck

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A chama

Hoje, limpo meu altar e reacendo a chama da vela perene dedicada à Héstia.

Hoje honro meu Agatho Daemon e agradeço sua infinita paciência, sua ternura e seu conselho.

Hoje me coloco diante dos deuses a quem dediquei meu coração e meu corpo, minha mente e espírito, e agradeço sua presença em minha vida.

Hoje o dia é novo e belo.

Então eu coloco uma adaptação de uma oração matinal escrita pelo Sannion, e que cai perfeitamente bem hoje:

Eu saúdo o dia em alegria, meu coração extasiado pela beleza do cosmo.
Saudações aos deuses dos céus, da terra e àqueles abaixo.
Saudações deuses das montanhas e das florestas,
deuses dos poderosos rios e árvores altivas.
Saudações aos deuses do deserto e do oceano,
deuses dos campos férteis e das cidades movimentadas.
Saudações aos deuses do amor e do êxtase,
de música e dança,
de justiça e beleza,
de força e proteção,
de saúde e prosperidade,
de sabedoria e criatividade,
de todas as virtudes e bençãos que fazem a vida rica e valiosa.
Saudações às mães e pais que vieram antes de mim,
e os mortos honoráveis de todas as nações.
Saudações aos deuses que guiam meu coração,
e os gênios auxiliares que me mostram o caminho.
Saudações à toda a assembléia divina - Eu me regozijo em sua presença
neste belo dia manifestado,
o mundo fresco como em seu primeiro dia,
Que hoje seja o primeiro dia da criação, pleno de possibilidade ilimitada.
Todas as coisas ruins e derrotas de ontem já não são mais. Eu as esqueci.
Hoje que eu possa começar de novo e encarar minhas responsabilidades com um coração alegre.
Hoje que eu faça tudo ao meu alcance para estabelecer a justa medida e fazer do mundo um lugar melhor para aqueles que viram depois.
Hoje que toda palavra dita por mim seja verdadeira. Que a Justiça guie cada ato meu. Que eu possa oferecer conforto à aqueles em necessidade, e mostrar gentileza para cada estranho que eu encontrar. Que eu possa ser disciplinado e moderado e fazer as boas coisas necessárias para que a vida prospere. Hoje possa toda má vontade ser deixada de lado e que eu recuse em meu coração as raízes da raiva e da violência. Que hoje eu permaneça cônscio da presença divina e busque-a no mundo a minha volta. Este voto eu faço para o dia de hoje, e hoje apenas.


 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).