segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coisas bacanas do fim de semana - Indicações de leitura iniciais

Esse fim de semana eu fui convidada para falar sobre reconstrucionismo helênico em um espaço wiccano chamado Faces da Lua, pelo Edu Scarfon.

Foi muito bom. Surgiram muitas idéias, as conversas foram produtivas e eu vou postar algumas coisas aqui que sairam das conversas lá.


A primeira é: Eu não conheço nada de mitologia. Por onde eu começo?



Eu acho que para começar do básico mesmo, eu recomendaria a coleção Mitologia Helênica do Menelaos Stephanides. São oito livros voltados para o público juvenil, que pegam um geral da mitologia e que tem uma leitura bem fácil. São bons para começar, porque suas versões dos mitos não tem distorções muito agressivas.

Se você já conhece de mitologia helênica e quer se aprofundar, mas ainda não sabe bem por onde, eu recomendo ler a Teogonia de Hesíodo. Não é um livro que responda suas perguntas: pelo contrário, é um livro que te trás um monte de perguntas, o que é muito saudável. E ele dá uma base boa para se situar: começa do Caos que existia antes de tudo e vai até os filhos de Zeus, em uma ordem relativamente cronológica. E você acha online algumas versões.

A partir daí, com certeza você vai ter deuses que te chamam mais a atenção. E eu recomendo ir a partir deles.

Mas forma geral, acho que todo mundo deveria ler Mito e religião na Grécia Antiga, do Jean Pierre Vernant. Ele serve para muitas coisas,inclusive tirar o medo da leitura acadêmica. São 100 páginas só, com uma leitura muito gostosa.  

Eu tenho mais um monte de coisas para escrever do que veio deste fim de semana. Continuo durante a semana.

Ah sim. Sobre reconstrucionismo helênico em portguês, nós temos um agatho daemon chamado Alexandra que facilita a vida de quem não fala inglês imensamente. Clique na guia "RHB" ali em cima, e você vai para o site do Reconstrucionismo Helênico no Brasil, onde tem, em português, super acessível a qualquer um, todo o básico necessário para quem quer cultuar os deuses nessa base.


Abraços e até mais.

4 comentários:

Jota Oliveira disse...

Nhaaa...
Teogonia *Olhinhos brilhando*
Vernant *Olhinhos brilhando frenéticamente*

Amo muito Hesiodo e Vernant =D

Alexandra disse...

<3 Quando menos espero, ganho uma menção sua, hihi! =***

Jota Olliveira disse...

E quem tiver dificuldades financeiras pra pagar 42 na teogonia, tem uma versao da Universidade Fluminense por 20 reais na livraria da travessa

http://www.travessa.com.br/TEOGONIA/artigo/195cfe9b-fdac-43a4-bb66-ca2073ab6067

Jota Oliveira disse...

Ah só fazendo um comentário pós-leitura sobre a dica de economia que fiz aí em cima: NÃO FAÇAM ISSO COM A CABEÇA DE VOCÊS.

Quando um amigo meu comentou sobre essa versão, de tê-la visto em uma livraria do Rio achei uma ótima idéia, afinal para mim trabalhos publicados por editoras acadêmicas tem maior credibilidade por conta do ambiente e afins. Frustração total. Comprei ele na Feira/Festa do Livro da USP por R$10,00. Vindo pra Piracicaba (onde estava durante essa semana) resolvi lê-lo e fiquei chateado por ver que foi um trabalho/estudo raso, superficial, além de que EU sou o tipo de pessoa que não aprova muito a tradução em prosa de um poema, enfim... técnicas de tradução (ainda) não são minha área!

Pra quem já leu outras versões da Teogonia talvez seja interessante pra ter um outro panorama, mesmo que crítico!

;)

 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).