segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia 1-Porque Politeísmo Helênico?

Responder que o motivo são os deuses seria pequeno. Se fosse só pelos deuses, eu poderia ter continuado no caminho que eu estava trilhando, não precisava me preocupar em ser reconstrucionista. Então, o que foi esse algo mais que me trouxe para o reconstrucionismo?




Alexandre o Grande.

Quando eu tinha nove anos de idade e era uma pequena obcecada pela mitologia grega e egípcia, ganhei de presente o livro O Príncipe Invencível, um romance sobre a vida de Alexandre Magno para crianças. E aquilo me tocou, me comoveu, deu forma para aquilo que se tornaria quem eu sou.

Eu passei a buscar a ética e a virtude dos antigos helenos. Meu pai percebendo isso, alimentou meu fascínio, contando histórias, falando de filosofia, me dando livros. E eu cresci tendo como exemplos, como modelos, Alexandre, Leônidas, Diogenes, Epicuro,Sólon...

E sofrendo com o fato de que os deuses dos antigos gregos, e por consequência, os ideais que eu anelava, estavam mortos.

Descobrir o paganismo foi um alento. Mas descobrir o reconstrucionismo alimentou muito mais do que só minha fé. Eu descobri que eu tinha companhia no meu amor pelos antigos helenos, pelo seu jeito de fazer as coisas, e principalmente em sua virtude e ética.

Era isso que eu havia buscado toda a minha vida: não apenas a fé, mas a ética, a virtude, o ideal, a visão de mundo.

O que me levou ao reconstrucionismo? A virtude. A busca por aquilo que é belo e verdadeiro.

Meu amor pelos deuses, qualquer caminho pagão desde que vivido intensamente poderia me trazer (como me trouxe por anos). Mas a busca pela virtude... isso o reconstrucionismo me deu forças e companhia para seguir em busca.

2 comentários:

P. disse...

Que lindo, amei :)
Também estou fazendo esse meme: http://helene-merit.dreamwidth.org/

Maranna disse...

Acho lindo quando há esse caminho desde criança. E quando há um ideal que foi construído nessa época e que fica até a vida adulta.

Mesmo não seguindo a cultura helênica, tenho que reconhecer q é a coisa mais linda. Uma das.

 

Simply Fabulous Blogger Templates, header by Alex: 'A Lilly Pond'(J.W.Godward).